Foram já anunciadas algumas das novidades do SOLID EDGE ST10!

A nova versão do SOLID EDGE ST10 foi anunciada pela Siemens PLM e são muitas as novidades. Existem novas ferramentas para novas áreas como a manufactura aditiva, engenharia inversa ou a modelação generativa, que vão permitir aos utilizadores optimizar o ciclo de desenvolvimento do produto. A juntar a estas, muitas outras novidades e melhorias nas áreas da simulação, assemblagem, tecnologia síncrona, desenho 2D, gestão integrada de dados, entre outras. A nova versão estará disponível para os nossos clientes neste Verão e pode conhecer abaixo algumas das novidades já anunciadas:

SOLID EDGE ST10

Generative Design
E se pudesse definir apenas algumas condições como os locais de fixação e a força que determinada peça deveria suportar e deixar que o próprio software criasse o modelo por si? Com este conjunto de ferramentas do SOLID EDGE ST10 os utilizadores poderão criar componentes mais leves, minimizar o desperdício de material durante a produção e criar modelos personalizados especialmente indicados para impressão 3D. A Modelação Generativa permite criar modelos orgânicos com massa reduzida de um determinado material optimizados para um determinado espaço e condicionados a determinadas cargas e constrangimentos.

Convergent Modeling
A tecnologia Convergent Modeling da Siemens está agora também presente na nova versão do SOLID EDGE. Agora será possível combinar modelos sólidos tradicionais (b-rep) com modelos de malhas triangulares sem perder tempo com conversões sujeitas a erros e que requeriam bastante trabalho de modelação. Esta tecnologia também permite utilizar as ferramentas de modelação tradicionais em modelos gerados a partir de digitalização 3D e modelos resultantes de optimização de topologia.
Reverse Engineering
Para acelerar os processos de engenharia inversa foram adicionadas novas ferramentas no SOLID EDGE ST10 que permitem limpar, corrigir e editar modelos digitalizados a partir de scanners 3D.
Flow Simulation
Flow Simulation é a nova ferramenta de análise computacional de dinâmica de fluídos (CFD), intuitiva e completamente integrada no Solid Edge. Esta integração entre a geometria e os dados da simulação garante que todas as alterações são sincronizadas, o que resulta numa optimização na performance e fiabilidade dos produtos numa fase inicial do processo de desenvolvimento de produto.
E muito mais!

Estas são apenas algumas das novidades do SOLID EDGE ST10, mas há muito mais nesta nova versão, desde a maquinação e manufactura aditiva, novas opções para documentação técnica, melhorias no sistema integrado de gestão de informação (PDM), novos comandos para escalar ou clonar componentes, o Solid Edge Portal para partilha de dados na nuvem, mais funcionalidades da Tecnologia Síncrona no modo chapa, entre mutas outras. Como habitualmente, aquando do lançamento da nova versão, iremos mostrar todas as novidades. Mantenha-se atento!

Foi oficialmente lançado o SOLID EDGE ST9! Há um grande conjunto de novidades nesta nova versão, das quais destacamos a nova ferramenta integrada para gestão de dados, opção de licenciamento na cloud ou um novo interface gráfico, entre várias outras melhorias!

Brevemente iremos organizar um webinar para apresentar as novidades do SOLID EDGE ST9 e enviar aos nossos clientes as licenças e o link para que façam o respetivo download.

Mais informações sobre o SOLID EDGE ST9 aqui.

 

 

Foi apresentado no passado dia 29 de Setembro o protótipo da equipa do IST que vai representar Portugal nas finais da Greenpower, uma competição destinada a veículos elétricos e que tem como particularidade o facto de os motores e baterias serem os mesmos para todas as equipas, permitindo colocar todo foco na engenharia aplicada no carro. As finais serão disputadas em Rockingham, Inglaterra, nos dias 10 e 11 de Outubro. A equipa do IST é a única representante lusa da competição. A Greenpower assumiu no último ano uma escala global ao associar-se à Formula E (competição rainha dos veículos electricos), havendo uma corrida Greenpower de escolas e universidades do país onde o grande prémio é disputado mesmo antes da corrida principal. O protótipo da equipa do IST foi inteiramente desenhado com o Solid Edge da Siemens PLM e a Cadflow prestou o apoio técnico necessário. A toda a equipa, desejamos as maiores felicidades e esperamos que mostrem em Inglaterra a qualidade da engenharia nacional. Boa sorte!

A equipa PSEM do IST - Instituto Superior Técnico, participou no passado fim de semana nas finais da competição Greenpower no circuito de Rockingham, em Inglaterra. A equipa, que levou à competição o protótipo GP14, desenvolvido especificamente para o Greenpower Corporate Challenge, tornou-se a primeira equipa portuguesa a participar nesta competição, que tem como objetivo mudar a visão sobre a engenharia, apresentando-a como uma escolha de carreira dinâmica, fascinante e relevante, ao mesmo tempo que demonstra a sua importância e promove a colaboração entre instituições de ensino, indústria e comunidade.

A Greenpower é uma competição para veículos 100% elétricos, onde os motores e baterias são iguais para todos os participantes, dando assim primazia às soluções de engenharia encontradas pelas equipas. A equipa do IST desenhou o seu protótipo com o Solid Edge, software CAD 3D da Siemens comercializado em Portugal pela Cadflow.

A prestação da equipa do IST superou as expectativas nesta sua estreia na prova, vencendo o Design & Engineering Award para o carro em pista com melhor apresentação e soluções de engenharia.

Na prova, o protótipo português conseguiu o 14º lugar da geral, com 40 participantes em pista, tendo ficado em 9º lugar da sua categoria (Corporate Challenge), num total de 25 participantes e à frente de equipas bem mais experientes como as da Jaguar Land Rover, Cummins UK ou da Lockheed Martin. Em termos gerais, com todos os factores contabilizados, foram considerada a 5ª melhor equipa em pista.

À equipa do IST, a Cadflow endereça os parabéns e mantém o seu apoio e colaboração para que em 2016 a engenharia portuguesa continue a marcar pontos na Greenpower!

Foram já desvendadas algumas das novidades do SOLID EDGE ST8, nesta nova versão em que o foco continua a ser o desenho e não o software.

 

 

Entre as novidades do Solid Edge ST8, podemos destacar a contínua aposta na revolucionária Tecnologia Síncrona, agora ainda mais intuitiva e fácil de aplicar, o reconhecimento de padrões de qualquer geometria de modelos importados e padrões controlados por tabelas, comparação de desenhos 2D, bem como várias melhorias nos ambientes de Draft, Wire Harness ou Simulation, por exemplo.

 

Mais informações em http://www.plm.automation.siemens.com/en_us/products/solid-edge/st8/index.shtml#lightview-close.

 

Como habitualmente, a Cadflow organizará um evento para anunciar e mostrar todas as novidades desta nova versão do Solid Edge.

 

 

<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/lWaqhHuAyu4" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

 

<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/lWaqhHuAyu4" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>